Olá !
Meu nome é
REYNALDO ANTUNES
A fotografia entrou na minha vida por influência do meu pai e vem de longe, como você poderá ver abaixo. Meus temas de interesse são viagens, paisagens e esportes. Gosto também de exercitar algumas técnicas novas para ver se as incorporo ao meu “estoque”.
Moro no Rio de Janeiro e tenho procurado, através das minhas fotos, levar às pessoas um pouco das boas energias dos locais e momentos que fotografo.
Abaixo, apenas como curiosidade, apresento os equipamentos que já usei. Talvez você se identifique com algum.
KODAK RIO-400
Meu gosto pela fotografia começou quando eu tinha 10 anos e ganhei do meu pai minha primeira máquina fotográfica, uma KODAK RIO-400.
Foi uma época em que só ver a foto impressa já era uma grande satisfação.
OLYMPUS TRIP 35
Mais tarde, como muitos, fui usuário de uma OLYMPUS TRIP 35. Muito boa para fotos instantâneas e aguentava bem o tranco de viagens, quedas e ambientes nada apropriados para máquinas fotográficas. Grandes momentos foram registrados com ela.
PENTAX K1000
No início da década de 80 comecei a me interessar um pouco mais e comprei minha primeira SLR, uma PENTAX K1000 que, além da lente 50mm foi incrementada com uma ZOOM PENTAX 70-210mm. Essa máquina me acompanhou durante muitos anos até que acabou o prazo de validade dela e começaram a aparecer as máquinas digitais.
CANON A70
Meu contato inicial com a tecnologia digital foi com uma CANON A70. A máquina até que era boa, mas não dei sorte. Seguidos defeitos e problemas com a assistência técnica fizeram com que eu me afastasse um pouco do meu hobby.
NIKON COOLPIX S-6000
Em 2011, em uma viagem aos Estados Unidos, minha esposa comprou uma NIKON COOLPIX S-6000 para registrar os momentos da viagem, mas quem mais usou a máquina fui eu. É um bom equipamento que ainda uso até hoje, quando quero apenas registrar alguns momentos mas não quero carregar peso. Ela sofre um pouco nas fotos noturnas em ambientes externos. O flash não ajuda muito e ela não suporta muitas regulagens.
NIKON D3300
Finalmente, em dezembro de 2015, resolvi incorporar de vez a fotografia ao meu dia a dia. Optei, então, por comprar o kit da NIKON D3300 com duas lentes. E é esse kit que me acompanha em todos os momentos em que saio para fotografar.
Possui ótimos recursos, produz ótimas fotos e atende perfeitamente aos meus objetivos atuais.
LIGHTROOM & PHOTOSHOP
E, para completar o processo, nada melhor do que o LIGHTROOM para fazer alguns ajustes e cortar as fotos no local exato, coisa que muitas vezes não conseguimos fazer da forma correta no momento da foto. O PHOTOSHOP é excelente para retirar objetos indesejados e restaurar fotos danificadas.
No início tinha alguma resistência a recorrer à pós-produção, mas vi que ela faz parte do trabalho e todos fazem uso dela, mesmo os grandes fotógrafos. Além do mais é uma tarefa muito interessante manipular a foto e colocá-la do jeito que você viu a imagem na hora do registro. E é um local onde os fotógrafos também podem exercitar a sua criatividade e o seu talento.
Se você gosta de trocar experiências, use as caixas de comentários espalhadas pelo site para me dizer o que você está achando das fotos e do trabalho que estou realizando no momento. Vai ser um prazer trocar ideias com você.