Olá !
Existem muitas opções e você está em dúvida sobre quais escolher ?
Neste guia vamos explicar detalhes importantes sobre as impressões fotográficas e como escolher as melhores opções, para transformar em uma obra de arte, a foto que você escolheu do nosso acervo ou até mesmo uma foto sua.
Se você quiser ir direto às opções que aparecem na tela de compra da nossa loja, SIGA A COR GRENÁ.
Se você quer entender melhor o produto que está comprando, siga a leitura completa.
Qualquer dúvida é só clicar no botão do Whats App para falar direto comigo.
Reynaldo Antunes
A confecção de um quadro envolve três áreas:
Uma boa imagem para gerar um bonito quadro precisa ser avaliada e tratada.
A retirada de manchas, a avaliação da nitidez para saber se ela pode ser ampliada, o alinhamento da imagem para evitar, por exemplo, a linha do horizonte ou prédios inclinados … são apenas alguns exemplos.
Garantir que a cor da imagem que vemos no monitor será a mesma quando ela for impressa é outro aspecto bem importante.
Ver uma imagem em uma tela pequena de celular é bem diferente do que vê-la em um quadro com um metro de largura, por exemplo. Além disso, quanto melhor for a qualidade da impressão, mais detalhes da foto você irá ver.
Portanto, cuidar da imagem é o primeiro passo.
Todas as imagens dos quadros que vendemos passam por este ajuste. Não importa se foi uma foto tirada por mim ou se será um quadro que você vai querer fazer com uma foto sua. Não importa se a foto foi tirada por uma câmera profissional ou por um celular. Sim, fotos tiradas com celular também podem produzir bonitos quadros.
Existem várias opções para a impressão de fotografias.
As mais comuns são as caseiras em nossas impressoras à jato de tinta e as feitas nas lojas de rua e shoppings. Mas existem também as impressões feitas em estúdios exclusivos de impressão.
O que diferencia essas opções é a QUALIDADE e a LONGEVIDADE das impressões. E, é claro, o preço que você vai pagar por elas.
Nesse ambiente surge o conceito FINEART que, de forma bem resumida, procura transformar a obra, no nosso caso a fotografia, em uma obra de arte com todos os seus padrões de qualidade. Impressões usando este conceito, muito provavelmente, você só irá encontrar nos estúdios de impressão.
A qualidade e a longevidade de uma impressão dependem diretamente de três aspectos:
E aqui você vai começar a ver as opções que oferecemos na tela de compra para fazer as suas escolhas e definir que tipo de quadro você terá.
Dois fabricantes de papéis, HAHNEMUHLE e CANSON, são os mais utilizados no mundo. O estúdio de impressão que usamos para fazer nossas impressões, o ESTÚDIO LUPA, trabalha com os dois e é certificado pela Hahnemuhle.
i. FOTO SATIN – Papel fotográfico resinado, microporoso e de alta resolução. Alfa-celulose com acabamento semi-brilho. Repare um pequeno brilho na imagem.
Produz um efeito muito parecido com os papéis fotográficos antigos que nos acostumamos a ver quando revelávamos nossas fotos.
Muito bom para fotos com cores mais vibrantes ou em preto e branco com bastante contraste.
ii. STUDIO ENHANCED – Papel 100% alfa-celulose, livre de ácidos com uma leve textura e branco natural. Acabamento fosco.
Aproxima-se do papel de algodão. A diferença está na longevidade da impressão que é menor do que nas impressões feitas com o papel de algodão.
Mas não se preocupe muito, pois essa longevidade que estamos falando é da ordem de 40/50 anos. No papel de algodão é estimada em 100 anos.
Atende perfeitamente à fotos coloridas e preto e branco.
iii. PAPEL DE ALGODÃO – O papel de algodão é o top da linha de papéis fineart, tanto em qualidade quanto em longevidade das impressões.
Possui uma textura aveludada sendo excelente para fotos coloridas e preto e branco e, também, para imagens de tons médios e suaves que ficam valorizadas pela textura do papel.
O papel de algodão é um dos papeis fineart mais populares do mundo e é o papel preferido para exposição em museus. O que usamos possui acabamento fosco, mas também podem ter brilho caso você prefira.
iv. CANVAS – Excelente opção para dar à imagem uma aparência de pintura. É muito parecido com as telas que os pintores usam, recebendo, apenas, uma camada de revestimento para absorver as tintas das impressoras.
Acabamento fosco, mas refletem um brilho muito interessante quando submetidas à luz. Possui uma textura bem bonita e característica.
Também são livres de ácidos e são feitos de uma mistura de algodão e poliéster.
TENTANDO RESUMIR:
Qualquer que seja o papel escolhido a qualidade será boa.
Fotos coloridas com tons vibrantes e preto e branco com muito contraste, são valorizadas por papéis semibrilho.
Fotos com tons médios e pastéis ficam muito bem nos papéis de algodão. Gosto muito deste tipo de foto com acabamento fosco.
O papel Studio Enhanced se aproxima bastante do resultado do papel de algodão, mas os papéis de algodão têm uma longevidade maior, da ordem de 100 anos.
Se você tem uma foto que parece uma pintura, o canvas é uma ótima opção.
Basicamente existem as tintas à base de CORANTE e à base de PIGMENTOS MINERAIS.
Tintas CORANTES são mais utilizadas em nossas impressoras caseiras, e na grande maioria das lojas de rua e shoppings.
Elas produzem impressões de boa qualidade e, dependendo da sua impressora ou da loja que você usar, até de muito boa qualidade.
O aspecto que você deve levar em consideração é a durabilidade. É muito comum fazermos impressões de fotografias que, com o tempo, vão ficando desbotadas, esverdeadas ou amareladas. Um dos fatores que interfere nessa condição é a tinta utilizada. A durabilidade, neste caso, é de poucos anos.
Se você deseja longevidade é importante que sua impressão seja feita com tintas à base de PIGMENTOS MINERAIS. É a tinta que os pintores usam para pintar quadros. Certamente você já viu quadros bem antigos em perfeitas condições. Longevidade de dezenas de anos.
Fazemos nossas impressões com tintas à base de pigmentos minerais
Outro item de fundamental importância para a qualidade do seu quadro é a escolha da impressora.
Certamente existem dezenas de tecnologias que tornam as impressoras usadas em estúdios as ideais para impressões de fotografias, mas vou citar apenas dois aspectos que são fáceis para percebermos a diferença.
Nossas impressoras caseiras, na grande maioria dos modelos, usam 1 cartucho de tinta colorida e 1 cartucho de tinta preta.
Algumas impressoras para impressões FINEART chegam a ter 12 cartuchos, entre os cartuchos coloridos e pretos. Costumam ter cartuchos com tons diferentes de cores e mais de um cartucho para pretos e cinzas. Dependendo do tipo de papel escolhido tintas diferentes são usadas.
Outra grande diferença é o tamanho das impressões. Em nossa casa provavelmente vamos imprimir no tamanho máximo de uma folha A4. Nas lojas é possível aumentar um pouco este tamanho. Já os estúdios fotográficos conseguem imprimir fotos muito grandes chegando a 2 ou 3 metros, e até mais.
E sempre com qualidade.
IMPRESSORA FINEART
IMPRESSORA RESIDENCIAL
Com relação à forma de emoldurar os quadros existem dois aspectos importantes: DURABILIDADE e ESTÉTICA.
Com relação à DURABILIDADE é muito importante que materiais livres de ácido também sejam usados nesta parte. De nada vai adiantar usarmos papéis especiais, se na parte de trás do quadro o fechamento for feito com uma placa de Eucatex, por exemplo. Ela tenderá a criar fungos que serão passados para o papel danificando a obra.
Outro aspecto a ser observado é que devemos evitar que o vidro do quadro encoste na frente da imagem impressa. Com o tempo a imagem irá colar no vidro e, além de prejudicar a obra visualmente, caso você queira trocar a moldura no futuro, a impressão estará danificada.
E é neste ponto que entra outro item importante, o PASS-PARTOUT.
O PASS-PARTOUT é esta parte branca (pode ser de outras cores também) que fica ao redor da imagem. Além de dar um visual interessante, ela fica por cima da foto e tem uma espessura suficiente para não deixar o vidro encostar na imagem, protegendo sua obra.
Também é importante que o pass-partout seja um produto com PH neutro.
Com relação à ESTÉTICA, existem dezenas de molduras diferentes para tipos de obras diferentes. Em nosso site você encontrará apenas as opções abaixo, pois são as opções mais usadas. Caso você queira opções diferentes, também podemos fazer e iremos tratar o seu pedido de forma personalizada conforme o seu gosto.
i. SEM MOLDURA – SÓ IMPRESSÃO – Se você já tem algum moldureiro de preferência ou quer ter a liberdade de escolher onde colocar a moldura no seu quadro, essa é a opção que você deve escolher.
Neste caso você irá receber a foto impressa embalada em um tubo rígido que protege sua foto de dano no envio.
Se você estiver fora do Rio de Janeiro ou do Brasil, esta pode ser também uma boa opção para baratear o custo do frete.
ii. MONTAGEM FLUTUANTE – É o tipo de acabamento mais simples que, na verdade, não tem moldura aparente. A estrutura apenas faz com o que o seu quadro fique alguns centímetros afastado da parede, criando um efeito visual bem interessante.
A fotografia é colada em uma placa de PVC e, por trás dela, é montada a estrutura de madeira para pendurar o quadro na parede.
Este tipo de acabamento não leva vidro.
Você terá que ter cuidado extra na hora da limpeza. Em hipótese alguma deverá passar qualquer produto sobre a imagem. Apenas um espanador para tirar a poeira.
iii. MOLDURA TIPO CAIXA – É o tipo de acabamento padrão que produz uma ótima proteção à imagem, já que ela fica bem vedada dentro da caixa.
Como ela tem uma profundidade de aproximadamente 4cm, a imagem fica posicionada mais atrás e o vidro mais à frente, mantendo a devida separação entre os dois.
O alumínio que usamos na parte de trás para pendurar o quadro faz com que ele fique grudado na parede, criando um visual mais bonito.
iv. MOLDURA SIMPLES – É a moldura que estamos acostumados a ver na maioria dos quadros, com uma madeira de perfil mais fino (cerca de 2cm de frente) valorizando a obra.
Para este tipo de moldura recomendamos fortemente o uso de pass-partout para manter o vidro afastado da imagem, conforme explicado acima.
Neste caso também obedecemos a todos os padrões de qualidade para que sua obra seja bastante durável.
v. CHASSI DE MADEIRA – Esta opção se aplica apenas caso você tenha escolhido fazer o seu quadro usando a impressão em CANVAS.
A tela com a imagem impressa é esticada em um chassi de madeira com um sistema apropriado para você pendurá-lo.
A parte lateral pode ser branca ou uma extensão da fotografia criando um efeito de continuidade bem bonito.
Este modelo também não leva vidro.
vi. MOLDURA ESCADA – Também é usada apenas para impressões feitas em CANVAS.
A imagem é esticada em um chassi de madeira, mas, ao redor da imagem, é aplicada uma moldura com perfil bem fino, apenas para dar um outro tipo de acabamento.
Não possui vidro.
Existem dois tipos de vidros: COMUM e AINTIRREFLEXO
Como os nomes já dizem, os vidros COMUNS são aqueles que usamos no dia a dia. São usados para proteger sua imagem e dar um visual mais brilhante ao seu quadro. O problema deste vidro é que ele reflete a luz que incide sobre ele. Em muitos casos o observador precisa olhar o quadro um pouco de lado para vê-lo corretamente.
Imagens escuras tendem a acentuar o problema.
Os vidros ANTIRREFLEXO são vidros especiais que diminuem bastante o reflexo da luz sobre a obra. As obras expostas em museus normalmente usam este tipo de vidro pois facilitam bastante a observação do visitante.
Eles ainda refletem um pouco da luz incidente, mas o resultado é melhor do que com o vidro comum.
A primeira coisa que você deve escolher é o local onde irá pendurar o seu quadro ou os seus quadros, pois você pode optar por ter um quadro grande ou uma combinação de quadros menores.
A partir do local você irá definir o tamanho adequado para a obra. Uma regra bastante comum e que dá bons resultados é a regra dos dois terços. Se os quadros vão ficar sobre um sofá, por exemplo, de 2.40 metros. Uma boa medida é ocupar 1.60 metros deste espaço com os seus quadros.
Mas essa questão é muito pessoal e, em se tratando de decoração, muitas vezes não ter regras pode ser também uma boa escolha. O importante é você ficar satisfeito com ela.
Alguns fatores externos, como umidade e ação solar direta na impressão, também danificam as impressões e você deve ter cuidado com relação a isso.
Caso você escolha um modelo sem vidro, use apenas um espanador para tirar o pó. Jamais passe qualquer produto sobre a parte impressa.
Em quadros com vidro, primeiro use um espanador para tirar a poeira e depois borrife um pouco de álcool ou um líquido próprio para limpar vidros e passe um pano macio. Os de microfibra são os melhores, pois não deixam fiapos no vidro.
O velho exemplo do jornal não é uma boa escolha, pois é um papel com tinta. Além de não ser bom para o vidro, depois de limpá-lo sua mão deverá estar suja de tinta. Aí você vai pegar na moldura branca e o estrago será maior.